EXTERIOR

O REVESTIMENTO IDEAL DAS FIXAÇÕES PARA ESTRUTURAS EXTERIORES

Com a madeira é possível construir estruturas exteriores que satisfaçam tanto a funcionalidade, como a estética. No entanto, precisa dos produtos certos: os nossos parafusos C4 EVO, certificados para utilização no exterior na classe de serviço 3 e na classe de corrosividade atmosférica C4, garantem um desempenho muito elevado em termos de resistência à corrosão típica das zonas costeiras e ambientes agressivos, mantendo ao mesmo tempo o desempenho mecânico do aço carbónico.

O revestimento C4 EVO é um revestimento de múltiplas camadas composto por uma camada funcional externa de cerca de 15-20 μm de matriz epóxidica com cargas de flakes de alumínio, que confere ao revestimento uma excelente resistência aos stress mecânicos e térmicos. Os flakes de alumínio, além disso, funcionam se necessário como elemento sacrificial catódico para o metal base do parafuso.

A ATENÇÃO À SUBESTRUTURA

A durabilidade do terraço de madeira depende não só da escolha correta da matéria prima, mas também da atenção dispensada aos pormenores de construção. Em geral, o contacto direto da madeira com os alicerces deve ser sempre evitado, sendo também essencial interpor alguma distância entre as tábuas e as ripas a fim de assegurar a ventilação e evitar o risco de estagnação da água e a consequente deterioração rápida do terraço. Por conseguinte, é extremamente importante utilizar conectores adequados, que permitam à estrutura seguir os movimentos naturais da madeira. A escolha do tipo de fixação depende, assim, do tipo de resultado estético requerido e do tipo de processamento preferido.

A FIXAÇÃO VISÍVEL

Um revestimento de madeira adapta-se a qualquer ambiente: a grande variedade de espécies lenhosas satisfaz todas as exigências projetuais e estéticas. A gama completa de parafusos Rothoblaas oferece soluções apropriadas para as várias combinações de materiais e densidades, em função da espécie lenhosa. A escolha do material do conector e do seu revestimento depende das exigências estáticas e da agressividade do ambiente: deve ser encontrado o melhor compromisso entre resistência mecânica e resistência à corrosão. Uma boa resistência à corrosão é requisito indispensável para a duração, no tempo, dos elementos utilizados em classes de serviço 3 (ambiente exterior); tal característica é otimizada através de medidas apropriadas para evitar problemas estáticos e/ou estéticos e as consequentes intervenções de manutenção.

A FIXAÇÃO INVISÍVEL

A fixação das tábuas de revestimento à estrutura pode ser ocultada quer entre as juntas das tábuas, graças à presença da ranhura, quer por baixo das tábuas. As soluções Rothoblaas são concebidas para assegurar uma microventilação correta e constante. Garantem versatilidade de utilização, montagem rápida e precisão graças ao batente de montagem e fácil instalação mesmo quando se utilizam tábuas com espessura e posição de ranhura variável. Os terraços e revestimentos realizados desta forma garantem um resultado estético agradável mesmo em estruturas com geometria articulada, bem como uma elevada durabilidade da construção graças às elevadas resistências mecânicas das fixações.

Com a nossa folha de cálculo pode calcular rapidamente todos os componentes necessários para a construção do seu terraço retangular ou em forma de “L”: suportes, subestrutura, fixações e conectores para as tábuas.

A IMPORTÂNCIA DA RESISTÊNCIA AOS AGENTES EXTERNOS 

As tendências arquitetónicas contemporâneas preveem frequentemente fachadas ventiladas com juntas abertas, revestimento de madeira ou de materiais técnicos, que exigem a utilização de membranas com características de longa resistência aos raios ultravioleta. As soluções de impermeabilização Rothoblaas colocadas no lado exterior de fachadas ventiladas abertas, protegem o isolante dos agentes atmosféricos e fornecem um fundo preto em contraste com os elementos arquitetónicos de revestimento. A aplicação correta prevê a combinação com fitas e acessórios resistentes aos raios UV. Além disso, as soluções Rothoblaas são sujeitas a testes rigorosos para assegurar os mais elevados padrões de qualidade e a máxima eficácia, e muitas delas, como algumas membranas, fitas e selantes, têm uma excelente resistência ao fogo.